quarta-feira, 9 de junho de 2010

Visita ao Quilombo do Sopapo.

Na tarde de 07 de junho, juntamente com o pessoal da oficina de pesquisa orientada pelo professor Jairo, o grupo de robótica do Loureiro visitou o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, nosso vizinho da av. Capivari.
Atenciosamente acolhidos pela Diane e pelo Leandro, passamos uma tarde de conversa agradável e conhecemos as instalações do Ponto.
Leandro, coordenador do projeto, nos contou como funciona e quais os objetivos do Quilombo do Sopapo, como a pesquisa e documentação da cultura oral dos moradores da Grande Cruzeiro e a cartografia dos seus nichos culturais. Conhecemos até mesmo a origem do nome do Ponto. Vimos e aprendemos como um Sopapo (instrumento de percussão criado pelos negros das charqueadas do Rio Grande do Sul) era utilizado, na sua origem, para rituais religiosos de sacrifício dos "Quatro Patas".

Com relação ao funcionamento do Ponto, nos foi relatrado sobre o empreendimento Cristalizar Vídeo Produções, os cursos que oferecem à comunidade, especialmente aos adolescentes, fomos apresentados à Renata, que ministra um curso de Comunicação. Ela nos explicou o trabalho com as mídias de tecnologia atual, como criação de blogs, edição de fotos e divulgação das mesmas na Interrnet.

Amanda lembra que Leandro nos falou do curso de fotografia e nos mostrou uma câmera feita com rolos de filmes e uma caixa de fósforos e como o curso trabalha esta tecnologia artesanal em fotos com resultados inusitados. Nos contou também que esta técnica chama-se Pinhole, que significa "pequeno furo" e que fotos também são possíveis de serem feitas em latas.

Nos demonstrou o processo e instigou que o Maycon, da nossa oficina,  voltasse ao Ponto de Cultura no dia seguinte e construísse, com o Leandro, sua Pinhole na caixa de fósforos.

"Já bati todas as fotos, agora vou revelar e estou louco pra ver o que saiu!" me contou emocionado o Maycom com sua "caixa fotográfica" na mão.

O espaço  provocou muita curiosidade nos alunos, que exploraram a trilha na mata que vai até o final do terreno, descobrindo laranjeiras e bergamoteiras pelo caminho e, claro, enchendo os bolsos de frutas.

Agradecemos ao pessoal do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo por sua atenção e queremos fortalecer este vínculo, quem sabe, desenvolvendo projetos em parceiria, aproximando nossa escola deste importante gerador de cultura que conhecemos na segunda-feira.

6 comentários:

  1. Eu achei muito legal a máquina de tirar foto.
    Thales Fernando Souza Schoenfeldt.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem bom ir lá porque tinha um mato e pés de laranja e a gente pegou um monte.
    Dienifher Martins.

    ResponderExcluir
  3. Gostei que ele explicou o que significa o nome do projeto, das câmeras, achei bem legal.
    Amanda Soares da Silva.

    ResponderExcluir
  4. Achei as câmeras bem legais, gopstei de andar pelo mato do terreno, onde tinha laranjas.
    Alexandre Lemos da Silva.

    ResponderExcluir
  5. Foi bom mexer num notebook.
    Yuri Cardoso.

    ResponderExcluir
  6. Achei bala, até subir nas árvores.
    Igor da Silva.

    ResponderExcluir