sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PARABÉNS, WALLACE!!!

Oficina de Robótica do Loureiro fechando o ano com chave de ouro!


O aluno Wallace (B30) é o vencedor do Concurso Literário "Lixo Eletrônico: o que fazer com ele?", promovido pela PROCEMPA em parceria com a SMED Porto Alegre. Criou a história em quadrinhos "Salvar a cidade", usando o programa HagáQue, criado pela Unicamp.

Participaram também, com valorosas produções, Nicholas Silva da Rosa (B30) com a história SALVAR O PLANETA, na mesma categoria do Wallace,  Dienifher Atiense (C21) na categoria blogs, com seu blog LIXO ELETRÔNICO - PENSANDO EM SOLUÇÕES e Igor Gustavo Silva (C13) com o BLOG DA RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO .

Acesse os blogs clicando sobre eles.

Os arquivos das histórias em quadrinhos só podem ser vistos se estiver instalado em seu computador o programa Hagá Que.

"LIXO ELETRÔNICO: O QUE FAZER COM ELE?"
Visando incentivar o uso das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) no ambiente escolar e propiciar novas vivências e pesquisas acerca de temas contemporâneos ligados a universo digital, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, através da Diretoria Pedagógica/Assessoria Inclusão Digital, em parceria com a PROCEMPA, promove o Concurso Literário “Lixo Eletrônico: o que fazer com ele?”, que consistirá na autoria de produções literárias, por parte dos alunos das escolas da Rede Municipal de Porto Alegre, no que tange a reflexão e a proposição de soluções possíveis para o problema ambiental relacionado à destinação dos resíduos eletrônicos, havendo a veiculação, seleção e premiação das produções mais significativas para o processo de ensino e aprendizagem e tomada de consciência.

domingo, 24 de outubro de 2010

Robótica do Loureiro no V Salão UFRGS Jovem Pesquisador.

No dia 22 de outubro a equipe de Robótica da nossa escola participou do evento da Universidade Federal, que reuniu projetos de várias escolas de Porto Alegre. Mais uma oportunidade de compartilharmos nosso trabalho.









segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Movimento gerado por hélices.


Veículo movido a hélice - protótipo adaptado por David William e apresentado no V Salão UFRGS Jovem, em 22/10/2010

O segredo:um complexo sistema no qual as rodas movem a hélice assim como a hélice move as rodas. Exatamente: é uma impulsão retroativa: a helice, cujas pás têm alguns centímetros de comprimento, colocam o carrinho em movimento e, quando isso acontece, as rodas é que produzem tração para mover a hélice e assim o carro começa a andar.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Protótipo de um gerador de energia.



Pesquisa e montagem: Bruna, Ketryn e Leonardo.




               Energia Potêncial


Energia potencial (simbolizado por U ou Ep) é a forma de energia que se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho.

A energia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se. Por exemplo, sob a forma de movimento. A energia hidráulica e a energia nuclear, são exemplos de energia potencial, dado que consistem em energias que estão "armazenadas".

A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".



Cintia Siqueira e Sara Vicente.

Fonte: WIKIPÉDIA.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Garra e empilhadeira móvel.

Thales e Felipe montam e testam uma garra e uma empilhadeira.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Projetor de Slides.

 
"Montamos o projetor (foi um trabalho para conseguir a lente), depois pegamos pétalas de flores, folhas e gravetinhos no pátio da escola e montamos os slides com fichinhas de arquivos (de acetato) e fita crepe. Infelizmente a lâmpada do projetor era muito fraca e não conseguiu projetar num bom tamanho os nossos slides."
Bruna, Cintia e Sara.
 

Robô do Maicon - ROBOMOTO.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Visita ao Quilombo do Sopapo.

Na tarde de 07 de junho, juntamente com o pessoal da oficina de pesquisa orientada pelo professor Jairo, o grupo de robótica do Loureiro visitou o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, nosso vizinho da av. Capivari.
Atenciosamente acolhidos pela Diane e pelo Leandro, passamos uma tarde de conversa agradável e conhecemos as instalações do Ponto.
Leandro, coordenador do projeto, nos contou como funciona e quais os objetivos do Quilombo do Sopapo, como a pesquisa e documentação da cultura oral dos moradores da Grande Cruzeiro e a cartografia dos seus nichos culturais. Conhecemos até mesmo a origem do nome do Ponto. Vimos e aprendemos como um Sopapo (instrumento de percussão criado pelos negros das charqueadas do Rio Grande do Sul) era utilizado, na sua origem, para rituais religiosos de sacrifício dos "Quatro Patas".

Com relação ao funcionamento do Ponto, nos foi relatrado sobre o empreendimento Cristalizar Vídeo Produções, os cursos que oferecem à comunidade, especialmente aos adolescentes, fomos apresentados à Renata, que ministra um curso de Comunicação. Ela nos explicou o trabalho com as mídias de tecnologia atual, como criação de blogs, edição de fotos e divulgação das mesmas na Interrnet.

Amanda lembra que Leandro nos falou do curso de fotografia e nos mostrou uma câmera feita com rolos de filmes e uma caixa de fósforos e como o curso trabalha esta tecnologia artesanal em fotos com resultados inusitados. Nos contou também que esta técnica chama-se Pinhole, que significa "pequeno furo" e que fotos também são possíveis de serem feitas em latas.

Nos demonstrou o processo e instigou que o Maycon, da nossa oficina,  voltasse ao Ponto de Cultura no dia seguinte e construísse, com o Leandro, sua Pinhole na caixa de fósforos.

"Já bati todas as fotos, agora vou revelar e estou louco pra ver o que saiu!" me contou emocionado o Maycom com sua "caixa fotográfica" na mão.

O espaço  provocou muita curiosidade nos alunos, que exploraram a trilha na mata que vai até o final do terreno, descobrindo laranjeiras e bergamoteiras pelo caminho e, claro, enchendo os bolsos de frutas.

Agradecemos ao pessoal do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo por sua atenção e queremos fortalecer este vínculo, quem sabe, desenvolvendo projetos em parceiria, aproximando nossa escola deste importante gerador de cultura que conhecemos na segunda-feira.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alavanca.

 

São peças rígidas como barras, hastes, travessões (retos ou curvos), capazes de girar ao redor de um ponto ou eixo, denominado fulcro ou ponto de apoio. Tesouras, hastes de guarda-chuva, alicates, balanças, articulações das 'velhas' máquinas de escrever, remos, gangorras e tantos outros dispositivos funcionam baseados no princípio das alavancas.

Em uma das extremidades da alavanca o operador aplica seu esforço (F) e ela transfere para a outra extremidade (ou região) uma força (R) para a 'carga' aí colocada.

Eis alguns exemplos desses gêneros de alavancas:


http://www.feiradeciencias.com.br/sala06/06_RE02.asp

"Na física, a alavanca ou lavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos. O princípio da força de alavanca pode também ser analisado usando as leis de Newton."


http://pt.wikipedia.org/wiki/Alavanca

O PODER DA ALAVANCA!

sábado, 1 de maio de 2010

Helicóptero - 28 de abril.

Última criação do Thomas, se virando só com as peças de UM kit Lego...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

14 de abril de 2010

Estamos organizando as caixas e montando novos robôs.











sábado, 10 de abril de 2010

Lembrando alguns momentos legais.

Em 9 de novembro de 2009, o Loureiro comemorou seus 54 anos. Nós apresentamos nossos robôs e foi o maior sucesso. Olha a alegria da gurizada!


05 de Abril de 2010 - novas criações.

Pessoal da robótica mostrando os  seus robôs

segunda-feira, 29 de março de 2010

29 de março de 2010 - inauguração do nosso blog.

 Iniciamos uma nova etapa do nosso trabalho. A partir de hoje, deixaremos registradas nossas invenções.



Pessoal da robótica fazendo seus robôs e apresentando-os às turmas das crianças do turno, na tarde de 29 de março!